Veja verdades e mitos sobre gravidez e fertilidade

Veja verdades e mitos sobre gravidez e fertilidade

Veja verdades e mitos sobre gravidez e fertilidade

A dificuldade de engravidar pode acontecer por uma série de fatores que envolvem desde hábitos do dia a dia até problemas de saúde capazes de influenciar na fertilidade.

A endometriose, por exemplo, realmente dificultam a chance de ter um bebê, mas não a torna impossível.

Má alimentação e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) também atrapalham a chegada da gravidez

Veja abaixo as dúvidas esclarecidas por ginecologistas.

Tomar pílula por muito anos dificulta a gravidez ?

MITO – O uso da pílula inibe a ovulação por um período, mas é um processo reversível que tem um prazo diferente em cada mulher para voltar ao normal. Há chances de engravidar assim que a mulher parar de tomar a pílula.

Fertilização in vitro é mais eficaz do que a inseminação artificial ?

VERDADE – Na fertilização in vitro, o encontro do espermatozoide com o óvulo é feito em laboratório e o embrião já é colocado dentro do útero, aumentando as chances de sucesso.
Já na inseminação artificial, o sêmen é introduzido dentro do útero quando a mulher está no período fértil (ovulando). No entanto, neste processo corre-se o risco de os espermatozoides não alcançarem o óvulo e não ocorrer a fecundação.

Endometriose limita as chances de gravidez ?

VERDADE – A endometriose é responsável por até 30% das causas de infertilidade feminina. A doença ocorre quando há presença de tecido uterino (endométrio) fora do útero. Essa “sobra” pode chegar na cavidade abdominal, nos ovários, nas trompas e na bexiga, causando inflamações e aderências que comprometem a fertilidade. A endometriose costuma afetar mulheres nos anos reprodutivos, mas pode ser tratada.

Mulheres que não menstruam não podem engravidar ? 

PARCIALMENTE VERDADE – A menstruação é um sinal de que a mulher mantém um ciclo normal e que provavelmente está ovulando. Se a menstruação não acontece, pode ser um sinal de que não está havendo uma boa ovulação e, com isso, não haverá chance de engravidar. No entanto, a ausência da menstruação pode ser um fato temporário e pode ter fundo emocional ou hormonal.

Ter DST atrapalha a engravidar ?

VERDADE – As doenças sexualmente transmissíveis causam infecções na região pélvica que podem dificultar a gravidez. A clamídia (doença causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge os órgãos sexuais e podem atravessar o colo uterino), por exemplo, inflama as tubas uterinas e prejudica a captação dos óvulos, impedindo a formação de embriões. Porém, ao tratar as DSTs, a saúde melhora, o que pode ajudar na fecundação.

A má alimentação e a obesidade interferem na fertilidade ?

VERDADE – Mulheres obesas produzem mais o hormônio estradiol, proveniente das células de gordura, que podem bloquear a ovulação. Em alguns casos, basta perder peso para conseguir engravidar naturalmente. Quem quer engravidar, tem que ter uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitaminas e proteínas porque alimentos saudáveis ajudam a melhorar a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides.
Fonte : UOL

 

Escrever Comentário