Você deve ter milhões de desculpas para não fazer a mamografia anual, mas suas razões podem não ser tão boas quanto pensa.
Câncer de mama não acometeu nenhum membro de minha família, por isso eu não corro risco
É verdade que se o câncer de mama acomete sua família, você tem maior risco de ter a doença, principalmente se sua mãe ou irmã já tiveram. Mas, a maioria das mulheres que tem câncer de mama (85%) não tem histórico familiar da doença. Portanto, faça o exame de qualquer maneira.
Eu sou muito jovem
O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres a partir dos 55 anos de idade, mas, também pode acometer mulheres jovens. Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade. No Brasil mulheres a partir dos 40 anos de idade, têm amparo na Lei 11664/08 para solicitar que seja feita mamografia de rastreamento.
Eu tenho medo do que pode ser encontrado
Não tire conclusões precipitadas. Lembre-se, 80% dos nódulos encontrados tendem a ser benignos. A mamografia também não altera nada, apenas mostra com precisão o que já está lá.
É muito dolorosa
A mamografia é um exame muito rápido e o desconforto provocado pelo exame é breve.
Eu sou uma pessoa muito ocupada
Reserve um tempo. Uma mamografia dura entre 15 a 30 minutos, e é parte de seus exames de rotina.
Eu me alimento bem e me exercito regularmente, logo, não corro riscos
Dieta equilibrada e prática de exercícios para manter uma vida saudável podem diminuir o risco de um câncer de mama, mas não o elimina completamente, por conta disso é muito importante a realização da mamografia a partir dos 40 anos.